segunda-feira, 5 de maio de 2008

Monomotor ganha novo suporte operacional


Visando aumentar a eficácia de uso dos seus aviões, a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, situada na cidade de São José dos Campos/SP, criou um sistema de suporte para o treinamento e operação do Super Tucano.

O Super Tucano é uma aeronave leve, potente, com custo baixo de operação e manutenção. Com essas características a aeronave de treinamento 100% brasileira, pode ser considerada uma das mais bem-sucedidas do mundo.

O sistema desenvolvido, é conhecido como TOSS (Training and Operation Support System) e é composto por outros quatro microssistemas, sendo o CBT (Computer Based Training) - sistema de treinamento computadorizado, o FS (Flight Simulator) – simulador de vôo, o MPS (Mission Planning Stations) – estação de planejamento de missão e o MDS (Mission Debriefing Station) – estação de debriefing de missão.

Com esta nova ferramenta todos ganham: os pilotos terão o tempo e a carga de trabalho diminuídos, e os compradores, custo e qualidade.

A empresa instalou as estações, treinou pilotos e mantém apoio permanente. “Nossos clientes estão treinando não só os alunos, mas também pilotos experientes, o que é muito interessante”, relata Willian Moreira, Técnico de Suporte Operacional e Treinamento.

O conjunto de sistemas que compõe o TOSS, foi desenvolvido no período de 1 ano e meio e contou com a participação dos profissionais de vôo, engenheiros, instrutores e mecânicos aeronáuticos.

Foto:
www.airwar.ru/image/idop/other/emb314/emb314-2.jpg


Equipe:
Reportagem: Caroline Alves e Monaliza Theodes
Produção:
Jéssica Wiik
Edição: Letícia Baolli
Coordenação: Andréa Curvello

Nenhum comentário: