quarta-feira, 14 de maio de 2008

Parque Tecnológico: Pesquisa, desenvolvimento e inovação.


Atualmente no Brasil, os Institutos de Pesquisas e as Universidades realizam estudos sobre novas tecnologias, entretanto os resultados destes estudos permanecem exclusivamente na área científica sem aplicação prática nas empresas. Neste aspecto o Parque aproxima as áreas de pesquisa da área produtiva, através da sinergia entre as Universidades, Institutos e Empresas.

Situado na rodovia Presidente Dutra, km 137,8 em Eugênio de Melo, com uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados de terrenos e 30 mil metros quadrados de área construída. O Parque Tecnológico de São José dos Campos, reúne instituições públicas e privadas que visam transformar conhecimento em riqueza por meio do desenvolvimento de inovações tecnológicas com foco no mercado. Mais de US$ 250 milhões serão investidos no Parque Tecnológico nos próximos anos. O objetivo é desenvolver a inovação com produtos que saiam das Universidades para as empresas, aumentando a competitividade do município na área tecnológica.

No Parque Tecnológico já estão funcionando: CDTA (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Aeronáutica), APL (Arranjo Produtivo Local) em aeronáutica, Centro de Inovação da Microsoft (MIC), APL em Tecnologia da Informação e Comunicação, Incubadora, Cecompi (Centro para a Competitividade e Inovação do Cone Leste Paulista), Centro de Eventos. Também existe a Fatec (Faculdade de Tecnologia), que oferece os cursos de Logística, sendo 80 vagas por semestre, e informática (40 vagas por semestre). A Fatec conta atualmente com 520 alunos.

Em outubro, a Prefeitura e a Vale (ex-vale do Rio Doce), firmaram parceria para a instalação do CDTE (Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Energia) no núcleo do Parque, irá desenvolver pesquisas no campo da energia limpa.

As áreas escolhidas para os primeiros estudos são a gaseificação do carvão térmico e da biomassa, a produção de turbinas a gás e álcool e motores de nova geração multicombustíveis, com a aplicação de novos processos tecnológicos ou com a combinação de outras tecnologias, para a autogeração de energia limpa. Para tanto em três anos serão investidos R$ 220,00 milhões de reais em três anos. O empreendimento tem a parceria da Vale do Rio Doce, BNDES e Sigma, que criaram a Vale Soluções Energia para gerenciar o CDTE.

No Centro de Inovação da Microsoft (Microsoft Innovation Center), também localizado no Parque Tecnológico, é oferecido o treinamento: Student to Business. O curso é gratuito e capacita alunos na área de Tecnologia da Informação, facilitando o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e suprindo a demanda das empresas por profissionais de Tecnologia da Informação.
Dentro do CDTA, a Embraer realiza o Programa de Especialização em Engenharia (P.E.E), com foco na qualificação de mão-de-obra especializada. O programa atende engenheiros da empresa.
Todos os projetos desenvolvidos no Parque Tecnológico tem base científica. Pesquisa, desenvolvimento e inovação são três características principais que um projeto deve ter para ser implantado no Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Entre as atividades promovidas em 2007 no Centro de Eventos do Parque, figuram-se o 8º Congresso Internacional Virtual Educa Brasil e a 6º Feira do Jovem Empreendedor Joseense, realizados de 18 a 22 de junho. Juntos, os dois eventos atraíram cerca de 122 mil visitantes. O grande número de eventos realizados no local mostra a receptividade com que o empreendimento foi recebido pela comunidade empresarial local.

Equipe:

Reportagem: Andréia Santos

Produção: Claudio Monteiro


Edição: Mário Vinagre


Coordenação: Pedro Barbosa




Nenhum comentário: