segunda-feira, 12 de maio de 2008

Buscando um novo jeito de ensinar ciência

Professores se especializam em curso promovido pela AEB

Para auxiliar no ensino da Ciência na escola, professores da rede municipal de São José dos Campos, interior de São Paulo, estão fazendo o curso de Astronáutica e Ciências do Espaço em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Com duração de um ano, o curso consiste de cinco módulos: Meteorologia e Ciência Ambiental, Veículos Espaciais, Satélites e Plataformas Espaciais, Experimentos de Astronáutica para Sala de Aula e Sensoriamento Remoto.

Mesmo com o potencial tecnológico existente na cidade, os temas podem parecer um pouco distantes da realidade dos estudantes. O objetivo do curso é aproximar mais o aluno da Ciência, por meio da formação do professor, e fazer com que eles compreendam o quanto somos influenciados por ela em nosso cotidiano.

Durante a formação dos professores são desenvolvidos métodos de ensino com atividades práticas aplicáveis em salas de aula, utilizando recursos baratos e fáceis de serem encontrados. Ainda são realizadas palestras, ministradas por importantes profissionais do cenário científico e tecnológico brasileiro.

Para Lúcia Neves, professora de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Profª Ildete Mendonça Barbosa", o curso é importante porque oferece muitas opções para trabalhar o conteúdo de sua disciplina com alunos de todas as faixas etárias. "As minhas aulas não são como antes, o curso me ajudou a enriquecê-las", completou Lúcia que fez parte da primeira turma do curso de Astronáutica e Ciências do Espaço, em 2006. A professora também aproveita o contato com profissionais da área para promover palestras nas escolas.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, desde o início da aplicação do curso, 150 docentes de Ciência e Geografia já se formaram e neste ano será iniciada a terceira edição do curso.



Expediente: Moisés Rosa (Coordenador), Honiley Souza (Editor), Paulo Alexandre e Silvia Teles (Produção) e Tássia Gregatti (Repórter)

Nenhum comentário: