quarta-feira, 7 de maio de 2008

Alunos do Cephas conquistam prêmio no First Robotics Competition em Atlanta





Os alunos do Cephas (Centro Educacional Professor Hélio Augusto de Souza) de São José dos Campos, desembarcaram na cidade no final do mês de abril. A equipe Cephatron 1860, formada por 25 alunos, estava em Atlanta (EUA) participando do First Robotics Competition .

A competição foi criada em 1989 pelo americano Dean Kamem, com a finalidade de incentivar os estudantes para a ciência e tecnologia. É considerada uma das maiores competições de robótica do mundo.

Neste ano, 380 equipes participaram da final de Atlanta. A Cephatron 1860 foi desclassificada do concurso, devido a problemas que o robô apresentou durante o percurso da prova.

Sander Palma, coordenador do time de robótica do Cephas, explica a dificuldade enfrentada pela equipe:

" Na regional que aconteceu aqui na cidade, o nosso robô teve sua estrutura danificada, devido a uma queda durante o percurso. Pelo regulamento do concurso, após a regional o robô é imediatamente embalado e lacrado para ir para a final em Atlanta. Nós levamos todas as peças necessárias para realizar a manutenção, mas só tivemos um dia para reparar os danos. Consecutivamente tivemos problemas durante a prova "

Mesmo assim, eles retornaram ao Brasil com o prêmio "Judge Award". Nesta categoria de premiação é analisado o trabalho desenvolvido durante o ano anterior ao concurso. Apenas 4 equipes entre as 380 equipes que participaram do campeonato ganharam esse prêmio.

Os alunos além de participar em apresentações de robótica para as crianças da Fundhas, também realizaram o plantio de árvores e organizaram a etapa regional que aconteceu na cidade.

Segundo o aluno Willian de Souza esta foi uma experiência muito importante para a sua vida.

" Foi único, muito valioso, eu nunca esperava ter ido para Atlanta. Foi meu primeiro ano e eu trabalhei muito para desenvolver o projeto. Acabamos superando os nossos próprios limites. Com certeza aprendemos muito e foi uma experiência muito boa. Além de participar do concurso tivemos a oportunidade de conhecer cidades, ir aos museus e parques de diversões " complementa Willian com exclusividade para o nosso Blog.

O trabalho desenvolvido com os alunos do Cephas os aproxima da tecnologia, contribuindo para o aumento de pesquisas relacionadas com robótica no Brasil.

Esta foi a segunda vez que o Cephas participou da final em Atlanta nos Estados Unidos, em 2007 entre 82 equipes eles garantiram o 18º lugar na competição.

Para a equipe o trabalho continua. Sander Palma afirma que será criado grupos de estudos, e nova seleção para alunos novatos terem a oportunidade de ingressar no projeto.

A Cephatron 1860 foi patrocinada pela Johnson e Johnson.

Também participaram do campeonato alunos da Escola Estadual Wladenar Salgado, de Santa Branca, e outras duas equipes do Rio Grande do Sul.
Foto: Time campeão do CEPHAS
Reportagem: Anderson Sobrinho
Produção: Bruna Torres
Produção: Douglas Yoshida
Editor: Elizânio Silva
Cordenador: Eliana Fernandes

Nenhum comentário: