segunda-feira, 19 de maio de 2008

Tontura passageira

Abalo, sismo, tremor de terra, terremoto. Estes são alguns dos nomes encontrados para classificar a “sacudida” que o Brasil enfrentou em 22 de abril.

Considerado o maior terremoto do país, em dez anos, este, alcançou 5,2 graus na escala Richter que vai de 2,0 a 12,0. O epicentro foi localizado no Oceano Atlântico a 215 quilômetros do litoral paulista, atingindo os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
De acordo com o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB), o tremor durou três segundos e ocorreu por volta das 21h.

Pesquisas da universidade apontam que o último fenômeno nesta dimensão, ocorreu em 1955, no município de Porto dos Gaúchos, em Mato Grosso.

O sismo também foi sentido no Vale do Paraíba(SP) e no litoral norte de São Paulo. Em São José dos Campos, a 91 km da capital paulista, o Corpo de Bombeiros registrou em menos de meia hora 70 chamados. Ninguém se feriu.

FALANDO COM QUEM ENTENDE: Segundo o jornalista, pós-graduado em Jornalismo Científico, Júlio Ottoboni, temos uma falha vizinha no Oceano Atlântico, datada da época das separações dos continentes e a falha do Pacífico Sul, que formou a Cordilheira dos Andes. Mesmo assim temos falhas tectônicas*, dentro do território, que podem causar abalos, como as existentes no Nordeste, no Sul e Sudeste. “Quando essas porções se movimentam, temos o epicentro em solo brasileiro, mas é raro. O que sentimos mais são as ondas de propagação dos tremores destas duas grandes falhas geológicas”, explica.

No Brasil não há registro de tremores de longa duração, como na Califórnia, Japão e boa parte da Europa e dos Países Andinos e em regiões da Ásia, como a Indonésia. “A freqüência dos tremores é que fragiliza as estruturas. Mas estamos longe de ter um terremoto de grandes proporções. Há registros geológicos de vários movimentos da crosta terrestre, mas isto há milhares de anos. Inclusive a formação do Vale do Paraíba(SP) é fruto de um possível grande terremoto”, conta Ottoboni.

Legenda:
* Hein?!?! Tectônicas - Parte da Geologia que estuda as alterações da estrutura da crosta terrestre por ação de forças internas da Terra.

Equipe:
Reportagem: Caroline Alves e Monaliza Theodes
Produção: Jéssica Wiik
Edição: Letícia Baolli
Coordenação: Andréa Curvello

Nenhum comentário: