segunda-feira, 19 de maio de 2008

PEQUENAS? SÓ PARA QUEM VÊ


Astrônomos descobrem estrela com massa 90 vezes maior que a do Sol


O Sol é uma estrela, certo? Seu tamanho e seu brilho ofuscam qualquer outra existente no céu? Se você acha que sim, a resposta está errada, sabe por quê?
Na verdade aqueles pequenos pontinhos que iluminam nossas noites são muito maiores do que imaginamos.
Recentemente uma equipe de astrônomos da cidade de São José dos Campos (SP), descobriu uma estrela, ainda em processo de formação, que possui 90 vezes mais massa que o Sol e ainda brilha 300 mil vezes mais do que ele.
A descoberta desta estrela de “alta massa”, como são chamadas estas gigantes da constelação, foi feita por uma equipe de astrônomos, liderada por Cássio Leandro Barbosa, um brasileiro que possui doutorado em Astronomia e atualmente faz parte do corpo docente da UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba).
De acordo com o pesquisador este foi um importante passo para que o Brasil seja reconhecido como um país de ponta em ciência. “Temos um investimento relativamente baixo, quando comparado aos lideres mundiais em pesquisa, mas mesmo assim nossos resultados impressionam pela qualidade”, destaca Barbosa.
Para realizar esta façanha, os estudiosos utilizaram um telescópio de nada mais, nada menos, que oito metros de diâmetro, que fica em um observatório, no Havaí. Ele foi construído no alto de um vulcão adormecido, com 4.200 metros de altura. “Isso faz deste local o melhor do mundo para observações astronômicas”, explica Barbosa.
Estima-se que a estrela W51d, como foi batizada, tenha levado cerca de 300 mil anos para atingir este estágio, sendo que seu tempo total de vida é de aproximadamente três milhões de anos.




VOCÊ SABIA:
Como são batizadas as Estrelas?
Cássio Leandro Barbosa responde:
"s critérios para nomear estrelas são definidos pela União Astronômica Internacional (IAU em inglês). Esses critérios podem seguir diversas vertentes.
Em principio, batiza-se uma estrela (ou objeto astronômico) com a inicial do nome do descobridor. No caso de estudo em larga escala, adiciona-se o numero da região. A estrela W51d indica que ela e a 4ª fonte de radio da 51ª região estudada por Westerhout. Mas também pode ser simplesmente a combinação das coordenadas do objeto no céu, associada ao instrumento que a descobriu.
Por exemplo, a fonte IRAS15445-6109 e um objeto nas coordenadas 15:44.561.09 descoberta com o satélite IRAS.
Mas existem muitas variantes, o nome de um astro pode vir de um catálogo como HD128933 que significa a estrela de numero 128933 do catálogo de Henry Draper.
As estrelas quase sempre têm mais de uma denominação e
depende muito de qual você queira usar."

Foto: Cássio Leandro Barbosa

Equipe:

Natalia Teodoro
Joyce Maíra
Sebastião André
Priscila Martins


Nenhum comentário: