terça-feira, 6 de maio de 2008

São José agora terá câmeras que falam

Quem gosta de jogar papel no chão ou dirigir sem cinto de segurança deve tomar cuidado: as câmeras falantes podem repreender você. Pelo menos é o que prevê o novo sistema de vigilância pública de São José dos Campos.

Até o momento, cinco pontos da cidade já possuem a tecnologia instalada: trata-se de caixas amplificadas com sensibilidade de no mínimo 100 decibéis a um metro, ou seja, que pode ser ouvido claramente mesmo de dentro do carro. O objetivo é estimular ações de cidadania.


Além disso, 70 supercâmeras de segurança serão instaladas por toda a cidade, o que facilitará o acionamento de um resgate ou a prevenção a assaltos em locais mais afastados. Assim, mais pontos da cidade estarão sob a vigilância do COI (Centro de Operações Integradas), que desde 2000 viu a taxa de criminalidade na região central diminuir 40%. Com a ampliação do projeto, a estimativa é que essa taxa caia para 60%, dessa vez com maior foco nos bairros residenciais.

A atual transmissão de imagens é feita por meio de fibras óticas. Com a troca do sistema para digital, o mesmo cabo que transmite a imagem de uma câmera poderá transmitir a de 24, devido à tecnologia que utiliza um IP (Internet Protocol), como um site, por exemplo. Cada site tem um IP, ou um endereço; organizando dessa maneira, a transmissão fica mais rápida. ”Há também um projeto em estudo para viabilizar imagens em tempo real no site da prefeitura, para que o munícipe possa verificar o tráfego de São José, por exemplo”, explica o gerente do programa de tecnologias, Jéferson Donizetti de Lima.
Segundo a Secretaria de Defesa do Cidadão, as câmeras serão instaladas a partir de agosto. Prevê-se ainda a criação de um Centro de Controle de Tráfego para São José. As câmeras não só farão a vigilância pública como também poderão servir para flagrar irregularidades no trânsito.
.
Equipe:
Reportagem: Natália Yoshida
Produção: Raquel Cunha
Edição: Michele Pinheiro
Coordenação: Elaine Rodrigues
Fotos: Raquel Cunha

Nenhum comentário: