quinta-feira, 1 de maio de 2008

Cair, Levantar, Pesquisar...

Ele anda como uma criança. É feito de alumínio, acrílico, e pesa 300 gramas. A imitação das pernas humana flexionadas e esticadas ainda é desengonçada e, de acordo com seus criadores, “a maior dificuldade foi a parte mecânica, buscar o equilíbrio”. O robô bípede foi desenvolvido pelos alunos João Valdecir Bento e Leandro Camargo do último ano de Engenharia Elétrica da Univap – Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos - SP.

Segundo o coordenador do curso, professor Doutor Luis Felipe Wiltgen Barbosa os alunos constroem o robô em uma disciplina e fazem o robô como um todo “desde seu design à construção de peças e a programação” complementa.

A montagem da máquina durou cerca de quatro meses, desde sua criação até completamente pronto, “Quando é uma máquina mais sofisticada necessita de oito a dez meses de construção”, acrescentou Wiltgen. E seu custo pode variar entre R$ 800,00 e R$ 1.500,00.

A cada semestre os alunos são desafiados a fazer uma criação ou implementarem melhorias nos projetos. Com tanta criatividade e talento fica a curiosidade de saber o que vem por aí. Você tem alguma opinião? Coloque nos comentários logo abaixo...


Reportagem : Mariana Strabon Zendron
Produção : Maíra Lacerda
Coordenação : Flávia Souza
Edição : Fabiana Esteves

Nenhum comentário: