segunda-feira, 2 de junho de 2008

Um novo olhar sob o planeta

Doença, epidemia, caos na cidade. Por volta de 1850, surge em Londres, o protoSIG*- Sistema de Informação Geográfica, que ajudou a controlar o surto de cólera que se alastrava pela capital inglesa. Um século mais tarde, nasce em São José dos Campos, o SPRING - Sistema de Processamento de Informações Georeferenciadas.

O software é a fusão do Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Foi desenvolvido pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em meados de 1994, com a finalidade de aplicar a Agricultura, Gestão Ambiental, Geografia, Planejamento Urbano e Regional, além de torná-lo acessível à comunidade brasileira.

Algumas empresas e órgãos como a Prefeitura Municipal de São José dos Campos, utilizam o SPRING, “optamos pelo software, por ser ele de domínio público e porque os munícipes podem manipular abertamente. Todas as secretarias possuem o sistema instalado e a idéia é que cada secretaria forneça subsídios para auxiliar umas as outras”, relata Jussara Starling, Assessora de Geoprocessamento da Secretaria de Planejamento Urbano.

Através do sistema, é possível minimizar acidentes, calcular a dimensão de área verde por habitantes, visualizar áreas de risco, fazer mapeamento e monitoramento ambiental, entre outros. De acordo com Jussara, “o munícipe passa a ser um técnico disciplinar”.

Para ter acesso as informações, é preciso baixar pela internet o programa disponível no endereço www.dpi.inpe.br/spring e preencher o cadastro na própria home page. O usuário armazenará um banco de dados com as ferramentas essenciais ao seu uso, o software atualizado pode também ser retirado na Prefeitura. Uma nova versão 5.0 já está em desenvolvimento pelo INPE.

Legenda:
* SIG - sistema que permite compatibilizar a informação proveniente de diversas fontes, como informação de sensores espaciais (detecção remota / sensoriamento remoto), informação recolhida com GPS ou obtida com os métodos tradicionais da Topografia.
Curiosidade - protoSIG é o trabalho desenvolvido pelo Dr. John Snow em 1854 para situar a fonte causadora de um surto de cólera na zona do Soho em Londres, cartografando os casos detectados. Esse protoSIG permitiu a Snow localizar com precisão um poço de água contaminado como fonte causadora do surto.

Bibliografia:
“SPRING: Integrating remote sensing and GIS by object-oriented data modelling” Camara G, Souza RCM, Freitas UM, Garrido J Computers & Grafics, 20: (3) 395-403, May-Jun 1996.

www.dpi.inpe.br/spring
http://www.funcate.org.br/
http://www.sjc.sp.org.br/


Reportagem e edição: Letícia Baoli
Coordenação: Jéssica Wiik
Produção: Andréa Curvello, Caroline Alves e Monaliza Theodes

Um comentário:

Leandro Santos disse...

Olá fiz uma referência em meu blog sobre este artigo.
Abços