segunda-feira, 28 de abril de 2008

Vacina reduz mortalidade entre os idosos


Campanha de vacinação busca bater recorde neste ano, superando os índices interiores

Quem tem mais de 60 anos precisa procurar o Posto de Saúde mais próximo de casa. É que começou no último sábado (26/04) a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe. O atendimento vai ser feito até o dia 09 de maio em todo o país. Com o slogan "Não deixe a gripe derrubar você. Vacine-se", a campanha pretende atrair quem tem mais de 60 anos. Nesta idade é mais fácil contrair o vírus da gripe (Influenza), já que a resistência à doença é menor.

De acordo com Cristina Alvarenga, enfermeira da Vigilância Epidemiológica e coordenadora das campanhas de vacinação em São José dos Campos (SP), "nos idosos são freqüentes as complicações como a pneumonia, com risco de maiores taxas de hospitalizações e morte".

Portanto é necessário manter os índices de vacinação acima de 80%, de forma igual em todos os municípios. É importante lembrar que jovens e adultos com problemas respiratórios também podem se vacinar.

A vacina recebe uma combinação de três tipos de vírus e assim eleva a capacidade de proteção. Porém, é preciso deixar claro que os vírus são inativados (mortos), fragmentados e altamente purificados e por isso não possuem capacidade de reprodução o organismo da pessoa vacinada. Resumindo em miúdos: é um mito achar que o produto causa gripe.

Desde sua implantação, em 1998, a campanha de vacinação contra gripe trouxe um impacto positivo para a população. "Em São José dos Campos, por exemplo, adultos e jovens que tomaram a vacina em situação de risco passaram a ser protegidos do vírus de 70% a 90%, e os idosos com 60 anos ou mais tiveram proteção do vírus de 30 a 40 %", disse Cristina.

Além da diminuição em 70% das internações por pneumonia, em 19% das internações de pessoas com problemas cardiovasculares e 50% de mortes em idosos, ambos relacionados à gripe.

Idosos podem se vacinar gratuitamente nos postos de saúde da própria cidade. Para saber quais postos de sua cidade disponibilizam a vacina, procure pela Secretaria de Saúde da sua cidade ou estado.

Sabendo que a vacina é de graça, não causa gripe e traz tantos benefícios, fica difícil arrumar uma desculpa para não se vacinar. E se você conhece alguém nesta idade se prontifique a ajudar esta pessoa. É rápido e você ainda ajuda mais um idoso a ter uma vida mais plena e saudável.

Se você quiser mais informações ou se ficou com alguma dúvida é só procurar o site do Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br/, ou pelo Disque Saúde: 0800 61 1997.

Fontes: Prefeitura Municipal de São José dos Campos (http://www.sjc.sp.gov.br/)
Ministério da Saúde (http://www.saude.gov.br/)
Sanofi Pasteur (http://www.vacinagripe.com.br/)


Foto: Radiobras

Equipe: Moisés Rosa, Honiley Souza, Paulo Alexandre, Silvia Teles e Tássia Gregatti

Nenhum comentário: